A Trimble Navigation, que havia começado a fabricar receptores Loran, estava procurando seu próximo projeto marítimo quando a HP decidiu cancelar seu projeto de GPS. Problemas orçamentários em Washington colocam em dúvida a conclusão do GPS. No entanto, palavras encorajadoras de Brad Parkinson foram suficientes para a Trimble Navigation comprar o projeto cancelado.
A compra incluiu uma pilha de 14 pés de altura de material de leitura não classificado e uma protoboard que cabia na mesa de uma casa móvel. Era um receptor de GPS em funcionamento que havia registrado a posição da casa móvel enquanto ela era conduzida por rodovias na área de São Francisco. Foram necessários 12 meses para que uma equipe de dois engenheiros e 15 consultores chegasse aos sete avanços necessários para o diagrama de blocos. A Trimble deveria iterar esse diagrama de blocos em um ciclo de 18 meses para seguir a curva de custo da Lei de Moore até os US$ 100 necessários para a navegação do carro. Demorou mais um ano para construir seis receptores multicanal montados em rack.
Em outubro de 1984, Trimble vendeu o primeiro receptor por US$ 100.000. Em seguida, veio a venda de 20 receptores de temporização de canal único OEM. A indústria de serviços de petróleo foi um importante mercado inicial. Na época, havia apenas sete satélites GPS no céu e as aplicações eram limitadas a 3-4 horas/dia de medição de posição precisa. A precisão foi um impulsionador de mercado, o que levou ao desenvolvimento de sistemas diferenciais. Estes forneceram precisão de medidores em áreas amplas. O passo seguinte, bem mais difícil, foi viabilizar uma vistoria de 1ª ordem — que exigia precisão de 1 cm/km.
Enquanto isso, o GPS de próxima geração foi adicionado ao receptor marinho Loran-C da Trimble e a empresa produziu receptores de aviação para os mercados comerciais. Em janeiro de 1986, a Trimble licenciou sua tecnologia GPS para o mercado japonês de navegação de carros para a Pioneer.
Depois veio o desastre do ônibus espacial, e um novo foguete teve que ser projetado para lançar mais satélites. Com apenas sete satélites no céu e um tempo desconhecido para o desenvolvimento de foguetes, o uso do GPS para navegação estava fora de cogitação. Fazer com que os produtos da 1ª ordem da transportadora funcionassem tornou-se fundamental para a sobrevivência da Trimble. Em maio de 1986, a Trimble enviou uma encomenda de sete sistemas de pesquisa para o Departamento de Transporte da Califórnia (Caltrans). O monitoramento de terremotos foi um complemento de nicho de mercado. Outro negócio "aposte na sua empresa" foi uma encomenda japonesa de 25 sistemas de frequência dupla.
Durante esse tempo, a Trimble começou a perceber que o GPS era mais do que um dispositivo - que eventos de carimbo de data e hora e geo-tagging o tornavam um componente valioso de tecnologia da informação. O valor real estava na informação. Em 2000, o preço de Hong Kong da função GPS em quantidades de um milhão de dispositivos por mês era de US $ 1. O GPS tornou-se onipresente e um componente fundamental de um mercado próspero de tecnologia da informação.
O GPS começou como um sistema mundial de navegação em tempo real. É hoje uma parte indispensável da vida moderna. O GPS realmente mudou nosso mundo.
Fonte: GPSWorld
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