Ministério da Fazenda avalia crise no agronegócio e os pedidos do setor
A equipe do Ministério da Fazenda está traçando um diagnóstico sobre a crise do agronegócio, motivada sobretudo pela questão climática. Apesar dos pleitos do setor, como crédito e renegociação de dívidas, ainda não há nenhuma definição de ação a ser tomada, disse o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello.
O setor produtivo pede a prorrogação dos financiamentos para investimento com vencimento neste ano para o último ano do contrato, com manutenção das taxas de juros, renegociação dos financiamentos de custeio, antecipação das operações de pré-custeio e liberação de recursos para capital de giro.
Selic a 11,25%: Os reflexos para os investimentos do agronegócio; como ficam os Fiagros?
Apesar de os Estados Unidos decidirem pela manutenção da sua taxa básica de juros entre 5,25% e 5,50%, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu mais uma vez a Selic em 0,50 ponto percentual (p.p.) na reunião de 31 de janeiro.
Para Leandro Gilio, professor e pesquisador especializado em agronegócio no Centro de Agronegócio Global do Insper, o corte da Selic já era esperado pelo mercado e ocorre em um momento em que a inflação tem seguido uma trajetória esperada e mais controlada.
“A redução da taxa básica de juros tem influência em um maior dinamismo econômico, pois se estimula, em certa medida, o investimento. Com maior dinamismo econômico esperado, a demanda tende a elevar, inclusive para produtos do agronegócio. Várias cadeias e produtos – a maioria dos produtos agropecuários, inclusive -, tem grande relação com o mercado doméstico”, explica.
Duas cultivares de soja altamente produtivas serão lançadas no Show Rural
A Embrapa a Fundação Meridional irão lançar as cultivares de soja BRS 1056IPRO e BRS 1064IPRO, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), neste dia 7 de fevereiro, às 11h, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, no evento. Essas cultivares se destacam por apresentar ótimo potencial produtivo, sanidade elevada, além das características da tecnologia Intacta RR2PR, portanto, possuem tolerbrapa ância ao herbicida glifosato, o que facilita o controle de plantas daninhas e também possuem resistência a algumas lagartas (um gene BT -Cry1Ac).
“Além de altamente produtivos, os lançamentos da Embrapa na safra 2023/24 também marcam o reposicionamento comercial da Empresa, que, com a Fundação Meridional, vem adotando novas estratégias de acesso ao mercado, de posicionamento de produto e escala de produção junto a cooperativas, grandes empresas de sementes e revendas agrícolas”, afirma Carina Rufino, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja.
Analista faz balanço da pecuária no mês de janeiro
“Mediano” é o adjetivo perfeito para descrever o mês de janeiro da pecuária brasileira. Quem afirma isso é Alcides Torres, diretor e analista de mercado da Scot Consultoria.
Segundo o especialista, já era esperada uma queda no consumo de carne, que ainda poderá seguir caindo em fevereiro. De acordo com levantamento da Scot Consultoria, nos últimos 5 anos, em apenas 1 deles o mês de fevereiro teve mais abates em comparação a janeiro, indicando um consumo mais comedido no segundo mês do ano.
O especialista também falou sobre o bom ritmo da exportação e sobre a qualidade das pastagens pelo Brasil. Assista à entrevista completa no vídeo acima!
留言